Entre 1850 e 1930, ocorreu uma intensa imigração para o Brasil. Nesse período, imigrantes de mais de 70 nacionalidades chegaram ao país em busca de melhores condições de vida.
Os novos habitantes do Brasil trouxeram consigo sua cultura, tradição, força de trabalho e histórias, como a dos descendentes de Maria Ignês Bócoli Martins, quinta bisneta de imigrantes italianos, filha de José Bócoli e Maria Dipe Martins.
A turma do quarto ano teve o prazer de ouvir Maria Ignês em seus relatos e lembranças de família, sobre a vida na Itália, a difícil viagem de navio até o Brasil e o início da vida em terras brasileiras.
Para finalizar, a aluna Lavínia Bócoli Brito, também descendente de família italiana, falou em italiano um trecho sobre a vida do avô de Maria Ignês, quando este foi salvo de ser jogado ao mar enquanto bebê de meses. Por essa razão, cumpriu-se a promessa da construção da Capela Madona Della Salutte (Senhora da Saúde). Todos os anos, desde a primeira missa, toda a família se reúne para agradecer e festejar a vida, a saúde e dar vivas a Itália.